Praga – LESTE EUROPEU – Cidade Velha

Desenho de Franz Kafka

 

Praga a cidade de Rainer Maria Rilke, Milan Kundera, Franz Kafka, Antonín Leopold Dvořák, Bedrich Smetana que dedicou um lindo poema sinfônico ao rio Moldava também conhecido como Moldau ou Vltava, o mais longo da República Tcheca, com 430 km de extensão, que cruza a cidade e sobre o qual estendem lindas pontes.

DSC_0340

O relógio astronômico de Praga e a Torre da Antiga Prefeitura são passeios imperdíveis, o relógio indica várias horas: a hora astronômica, a centro-europeia, a tcheca antiga e a babilônica. Esse relógio de Praga é o único no mundo que pode dizer a hora babilônica. Em cada hora cheia, das oito da manhã às oito da noite, o relógio ganha vida. Além dos apóstolos que desfilam, há outras figuras móveis do lado de fora do relógio, personagens míticos de Praga, o  Avarento, que representa a ganância. Ao lado dele está o Vaidoso, se admirando no espelho. Ambos balançam a cabeça, contentes consigo mesmos. No outro lado do relógio está o esqueleto — a Morte — que bate o sino com uma das mãos esqueléticas e vira a ampulheta com a outra. Ao mesmo tempo, abre e fecha as mandíbulas e balança a cabeça para o Turco ao seu lado, que representa os invasores. O Turco sacode a cabeça, recusando-se a ir com ele.Os dedos de uma mão dourada apontam a hora, Abrem-se as 2 janelas que estão acima do relógio e estátuas (11 Apóstolos + São Paulo) começam a aparecer em duplas,   canta um galo dourado, acima das janelas. O relógio dá a hora, as janelas se fecham.

DSC_0286 2

Fica uma multidão esperando o relógio começar sua performance, por isso chegue uns 20 minutos antes da hora cheia para pegar um lugarzinho privilegiado para fotos, filmagens  ou mesmo para apreciar todos os detalhes.

O prédio laranja ao lado do relógio é a prefeitura, na sua fachada há um brasão com os dizeres “Praga, Capital do Reino”. É possível visitar a Prefeitura, lá dentro você pode ver o saguão de entrada, o Salão do Conselho e a Capela. Para ver o mirante é preciso subir na torre e esse trajeto é feito de escadas, tem um elevador que normalmente é usado para pessoas com limitações físicas. O mirante tem uma vista de 360 graus de Praga. Há horários certos para essa visita , confira antes e os preços  dos ingressos também.

DSC_0282

Nossa Senhora de Týn – Um dos edifícios góticos mais importantes de Praga.

DSC_0031Para encontrar sua entrada é um pouco complicado, pois essa igreja fica rodeada de casas baixas, da praça você consegue ver apenas as torres pretas, mas não tem acesso a entrada por lá, para isso é preciso atravessar um portal que está abaixo de uma pintura com a imagem de Nossa Senhora. A entrada é gratuita e é proibido tirar fotos.

Localidade – Staroměstské náměstí 604 – Praça da Cidade Velha-Praga 1 – Cidade Velha-Culto católico romano.

DSC_0101DSC_0103DSC_0099

Muitos casamentos.

DSC_0025

Indo para a Ponte Carlos você irá encontrar preciosidades pelo caminho, no cruzamento com a Rua Husova, encontrará o Palácio Clam-Gallas, com 4 estátuas “sustentando” o portal. Ali funciona uma sala de concerto onde Beethoven chegou a se apresentar algumas vezes.

DSC_0359

Torre da Ponte da Cidade Velha , inicio da ponte Carlos.

DSC_0353

A Ponte Carlos, ponte de pedra , do século 14 é magnífica, sempre lotada de turistas, vendedores de suvenires, músicos, santos esculpidos ao longo do trajeto.

O melhor horário para passear na ponte e tirar lindas fotos é bem cedinho, 6:00 horas da matina, quando todos ainda estão dormindo. A cidade é bem diferente neste horário, calma e tranquila, pois a  noite com todo seu agito, carregada de doses e doses de absinto, cerveja das mais variadas e muita música os turistas aproveitam até tarde da noite e assim acordam bem tarde no dia seguinte deixando a cidade livre para quem aprecia caminhar tranquilamente pelas ruas vazias, tirar fotos sem uma multidão atrás, observar a cidade se revelar nos seus detalhes, uma experiencia única, recomendo a todos sem dúvida.

DSC_0361

Padaria

DSC_0356

A cidade vazia logo cedo

DSC_0363

Tudo próximo na praça da cidade velha, a prefeitura, o relógio astronômico e a catedral gótica Týn.

Finalmente a Ponte Carlos.

DSC_0341

DSC_0334

 

DSC_0199

A estátua mais procurada é a de São João Nepomuceno, conta a história que ele foi jogado da ponte por ordem de um rei por não revelar um segredo confiado a ele pela rainha. Dizem também que tocar na estátua de Nepomuceno dá sorte, sendo assim todos que passam tocam a estátua, por esse motivo mais que justo tem uma pequena fila a espera do milagre., mesmo não acreditando não resisti em tocá la.

DSC_0304DSC_0301

Pelo caminho você irá encontrar a Casa Štorch, que possui uma bela pintura de São Venceslau, seu corpo foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então, passou a ser cultuado como santo. A Hungria, a Polônia e a Boêmia têm em São Venceslau seu protetor e padroeiro. Mais tarde, no século XVIII, a Igreja inscreveu são Venceslau no calendário litúrgico, marcando o dia 28 de setembro para a sua festa.

DSC_0279

Bairro Judeu (Josefov), para vistar a sinagoga é preciso conferir os dias disponíveis  por causa do calendário judaico e preços, a lojinha para compra de ingressos fica na Rua Červená.

DSC_0002

Sinagoga Staronová (ou “Velha-Nova”),considerada a mais antiga da Europa.

DSC_0017

Compras de lembrançinhas

DSC_0023

Judeus ortodoxos

Fizemos um passeio de barco que tem a duração de 45 minutos, preços 145 CZK (6 EUR), refrigerante e cerveja de cortesia. Para marcar o passeio é simples, há várias empresas que oferecem esse tour, na frente da Torre da Ponte da Cidade Velha você encontrará pessoas vestidas de marinheiro, é só se aproximar e combinar seu passeio.

DSC_0038

Para completar seu  passeio,  o trajeto  é comentado pela guia  ao som de um dos compositores mais famosos do leste europeu Bedrich Smetana com o poema sinfônico Vltava,  parece surreal de tão magnifico que é, confira logo abaixo no vídeo que criei com as imagens do passeio e escute a magnitude desta composição tornando o passeio imperdível!

Após o passeio, pode-se usar o mesmo ticket para o museu onde há maquetes e fotos mostrando várias etapas da construção da ponte Charlie.

DSC_0205

E uma paradinha pra tomar um delicioso café em um lugar esplendido faz parte do passeio.

DSC_0228

Uma análise muito interessante sobre o segundo poema sinfônico Vltava, do compositor Bedrich Smetana feita por Amancio Cueto Jr ,  entre no site e confira , é uma análise  que vale ser lida antes de fazer o passeio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s