Lima – Miraflores e San Izidro

Nossa viagem começa aqui, Lima!

Um dos passageiros do avião em que nós estávamos fez um comentário  que me deixou surpresa, olhando da janela ao chegar em Lima ela disse que  não chovia naquela cidade a mais de 100 anos. Me perguntei, como poderia isso? Nunca havia ouvido falar deste fenômeno e fui pesquisar ,  pasmem  é verdade , na capital peruana não chove de verdade há três décadas – no máximo uma neblina, quase uma garoa, o fenômeno é causado pelas cordilheiras, relevo, etc,  mesmo assim o clima é muito úmido devido à proximidade do mar ficando bem agradável.

Foi assim que entramos em Lima, mistérios atras de mistérios.

Chegamos,  o tempo estava nublado, as casas não tinham calhas e muito menos telhados, só lage cobrindo , bem diferente do que somos acostumados. O povo extremamente simpáticos, cortês e bonito. Ficamos no distrito de Miraflores, bairro projetado  para turista, região onde estão os principais hotéis, lojas, restaurantes, a segurança é impecável. No Hotel havia avisos de  lugares seguros caso acontecesse um terremoto, meio assustador, mas já havíamos nos  informado e na época que viajamos julho, não era comum esse tipo de acontecimento.

Dois bairros são indicados para turista, San Isidro bem interessante, com um sítio arqueológico bem no meio do bairro e Miraflores. Os dois bairros são bem bonitos, sofisticados , flores por todos os lugares e uma vista do Pacífico capaz de fazer qualquer pessoa esquecer de  qualquer coisa.

A troca de dinheiro foi feita na rua, melhor preço do câmbio, ficaram até amigos!

Primeiro passeio na capital do Perú, ” Praça dos Amores” localizado perto de San Izidro,  tão perto que fomos a pé do hotel. A escultura é do artista peruano Victor Delfin e se chama ” El Beso”. Os bancos da praça são decorados  com mosaicos coloridos inspirados no Parque Güell, uma das maravilhas arquitetônicas desenhadas por Gaudí em Barcelona. Os casais literalmente se beijão neste lugar, a cada caminhada, um lindo casal romântico se beijando a vista do oceano pacífico, incrível!.

” El Beso” Victor Delfin
Bancos estilo Gaudí
Bancos estilo Gaudí
casais se beijando
casais se enamorando

Além dos beijos  se tiver muita coragem faça o voo de parapente, toda uma organização nesta atividade, profissionais qualificados pela prefeitura, fotógrafos, o preço na época era de  150 soles o vôo de 15 minutos (US$ 56). Minha filha disse que é imperdível, vale apena o passeio, achei seguro na época, não vi nenhum problema em deixá-la voar.

Minha filha sobrevoando o pacífico!
Minha filha sobrevoando o pacífico!

Mais uma caminhada a pé  e estamos no Shopping Larcomar, Bairro de Barranco, não vi muita coisa interessante, mesmo porque não gosto muito de shopping  o que me chamou atenção foi almoçar de frente ao oceano pacífico a um custo inacreditávelmente baixo. Peixe fresco, massa, vinho, saladas e uma vista belíssima do oceano pacífico pelo mesmo preço que pagaria para 5 pessoas no Mc donald’s em São Paulo.

A noite o Parque Kennedy em Miraflores é uma boa opção, como já havia dito a segurança é muito forte, dá para andar com câmera fotográfica sem problemas, as barraquinhas também são interessantes, comer coisas típicas é vivenciar um pouco a cultura do povo, seus sabores. No fim de semana a praça ganha uma feirinha de  artesanato, bem bacana para comprar lembrancinhas, os preços são bem acessíveis, e ainda tem a velha e boa opção de pechinchar caso ache caro é cultural a pechincha neste país.

Para visitar o importante complexo arqueológico ” Huaca Huallamarca”, construção do período pré-colombiano hoje fincada em meio aos prédios modernos do bairro de San Izidro, você poderá ir a pé  se estiver em San Izidro, o ingresso custa 7 novos soles (R$ 4,20).  Aconselho visitar este sítio em primeiro lugar, antes de visitar os sítios gigantes, se visitar por último, vai achar que não valeu apena.

A cidade em volta
A cidade em volta

 

Caso precise de um táxi , há uma infinidade, de todos os tipos, nenhum deles tem taxímetro, sendo assim você deve dizer para onde vai, e perguntar o preço para o motorista, ali na janela dele, antes de entrar e dependendo do que for dito, pechinche um pouco, ou pare o próximo motorista. É  muito barato por volta de 2 a 4 dólares, os funcionários dos hotéis dão a dica dos valores que devem ser cobrados pelos taxistas.

Ouvi histórias muito ruins quando voltamos do peru sobre taxistas, roubo, agressão, mas graças a Deus tudo correu bem. Tivemos o cuidado de observar  a cor que o identificava, branco são os táxis autorizados mas não credenciados, amarelos autorizados e credenciados e de outros cores clandestinos. Os amarelos eram de difícil negociação de preço, mais caros, os brancos ficam mais acessíveis e razoavelmente seguros. No geral eram simpáticos e atenciosos, explicavam tudo com paciência  davam sugestões de   comida” Ceviche ” ganhou entre todos os taxistas e todos os peruanos também e mostravam fotos de passeios imperdíveis…..dirigindo!

O trânsito é caótico,  ninguém respeita pedestre, faixa de pedestre, sinal verde para pedestre enfim, passam em cima sem dó , andar a pé é muito perigoso para os distraídos parece que não há leis nenhuma de transito neste país, se cuide!!!

Bem perto a Miraflores você tem a opção de comprar diferentes produtos, os artesanais, Mercado Inca na av. Petit Thouars, 5.245 , várias e várias lojas que fecham uma quadra, cachicol de paca, blusas, bonés típicos, manta, etc.  ou produtos de marcas famosas , esses nas grandes magazines, tipo ” Saga Falabella” e outras também no entorno.

O preço é bem acessível, óculos de sol , malas de viagem incrivelmente baratas. Os artesanatos tomem cuidado com a qualidade do produto, você vai cansar de ver o mesmo produto em todas as lojas, mas a qualidade é que fará a diferença.

Prata,  produto muito procurado em Lima ,  aconselho comprar em casas especializadas, em Miraflores tem um centrinho só de pratas, tem que andar, anéis, pulseiras com as linhas de Nazca , colares com pedras típicas do lugar, várias e várias opções.

Pura história , visitar o centro comercial de Miraflores, onde ocorreu o atentado em  1992, pelo comando do Partido Comunista do Peru, o Sendero Luminoso, um carro-bomba explodiu na rua Tarata distrito de Miraflores, matando 25 pessoas e ferindo uma centena.

Prédio onde aconteceu o atentado

Prédio onde aconteceu o atentado

Anúncios

2 comentários sobre “Lima – Miraflores e San Izidro

  1. Nabila disse:

    Adorei suas dicas !!! Estou indo ao Peru sexta que vem e estou super ansiosa e procurando diversas dicas para aproveitar ao máximo meu passeio!

    • Vai amar a viagem, Lima é tranquila e cheia de passeios interessantes, tome só cuidado com algumas ruas no centro, os próprios comerciante nos alertam para determinados lugares, boa viagem e estou por aqui , qualquer dúvida me procure.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s