Chile – Gastronomia

A gastronomia esta ligada a cultura ,  ligada a memória, cheiro,  sabor, ao momento em que ela foi apreciada.

No Chile tivemos a oportunidade de apreciar diferentes pratos  caseiros, feito por Ana , minha irmã , hoje meio chilena e meio brasileira, uma boa mistura. Ana nos preparou  diferentes pratos, que quero compartilhar com vocês.

Em primeiro lugar visitamos a feira de rua no bairro em que moram,  muito interessante, uma variedade enorme de frutas, legumes, assim como no Brasil, me senti em casa. A diferença esta nas frutas das regiões mais frias, cerejas, chirimoya, pepino doce, pinas (abacaxis).

Primeiro prato do dia  “Salmão chileno”, o sabor é inigualável, dizem que é o melhor salmão do mundo….esse com certeza foi! O chile esta em uma posição geográfica que favorece a pesca, por este motivo consomem muitos frutos do mar e o preço é muito acessível o salmão que vem dos rios do sul também tem um bom preço, além de ser muito saboroso.

O vinho, variedade, qualidade e preço fora do comum, todas as refeições nos servíamos de uma belíssima taça de vinho, aliás todas as noites era uma grande rodada de vinho e pisco sour, uma aguardente destilada de uvas moscatel com elevado teor de açúcar, cultivadas nos vales irrigados do norte do Chile e também no Peru, a uma briga entre eles, os peruanos não gostam dos chilenos porque dizem que o pisco é chileno e vise versa, o que eu sei é que uma bebida forte, com alto grau de teor alcoólico existindo varias maneiras de prepara-lo , como um drinque ( suco de limão, açúcar, clara de ovo) ou mesmo como uma caipirinha brasileira  ( limão e açúcar) , meu cunhado,  bom chileno que é toma puro para sentir o sabor da uva.

Pratos com carne geralmente vem batata, uma verdura crua , tipo salada….

Choripán, um sanduíche típico do chile , é feito com  uma linguiça grossa ( o sabor é parecido com salcicha do Brasil)  , come no pão com vinagrete.

Punta de Picaña de lorno – é a nossa maminha, comemos com pão,  delicioso! Olha só a carinha de agrado das crianças….

Humita milho moído na panela  com cebolas picada s e folhas de manjericão ( tipo pamonha do Brasil ).

Em Valparaiso, ao lado do elevador que leva para a parte alta da cidade comemos batatas-fritas, a melhor, vale a pena experimentar!

Pudim de coco –   com calda

Cazuela de vacuno  sobre costillas  ( carne de vaca) batata, milho, abobora, uma sopa muito saborosa e rica, aquece muito ,  tomamos quando voltamos das cordilheiras, foi a melhor sopa que tomei!

Outra sopa….

Empanada  de queijo – não se compara com as nossas, a massa é bem diferente. No Brasil encontramos uma bem parecida na vila madalena que por sinal é de um chileno ”  Empanada bar”.

Abacate, como os chilenos apreciam esta  fruta, comem com tudo, até no lanche…….

O chef que nos serviu…

Curiosidade….

Este saco de salgadinho ficou assim ao subir as cordilheiras devido a baixa pressão atmosférica …

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s